BLOG

How default at a company can affect the financial health of business

How default at a company can affect the financial health of business

Em tempos de recesso e problemas econômicos, as taxas de inadimplência crescem muito no mercado. O setor de serviços, um dos mais prejudicados pelo distanciamento social gerado pela pandemia, registrou alta de 1% em apenas um ano. Já a inadimplência das organizações caiu 5,8% em dezembro do ano passado, comparada com o mesmo mês do ano anterior.

Mas afinal, o que é inadimplência e como ela impacta as empresas e o mercado? Entenda um pouco mais sobre este tema no blog de hoje.

A inadimplência nada mais é do que a falta de cumprimento do acordo realizado entre duas partes. Quando falamos de negócios realizados entre empresas, essa situação fica um pouco mais complicada, afinal uma série de motivos podem influenciar no recebimento dos dividendos como fatores externos e internos.

Normalmente, este cenário é gerado pela retração no consumo e também, em alguns casos, pela falta de planejamento e organização das contas da empresa. Não é preciso dizer que a inadimplência pode gerar sérios problemas para a saúde financeira do negócio, além de abalar a sua rede de stakeholders como fornecedores, distribuidores, lojistas e até os próprios clientes.

Impactos da inadimplência nas empresas

São muitos os impactos que a inadimplência empresarial pode causar e todos eles comprometem seriamente o andamento do negócio, além da possibilidade de ocasionar processos de recuperação judicial. Dentre eles estão:

  • Problemas no fluxo de caixa;
  • Comprometimento da lucratividade da empresa;
  • Impacto nas atividades e processos internos;
  • Perda de competitividade no mercado;
  • Redução no investimento e desenvolvimento da organização e do time;
  • Efeito negativo da imagem e credibilidade no mercado.

Os problemas que envolvem o não pagamento de um cliente podem tornar-se cada vez maiores, com juros, multas e cobranças, que no final geram um grande prejuízo para ambas as partes (devedor e recebedor). Elaborar um plano de contingência para lidar com os dividendos e imprevistos é essencial, além de adotar um sistema de cobrança ativo e efetivo, que realmente ajudem a sua empresa a recuperar os títulos vencidos.

A HoldBrasil já está há mais de 10 anos no mercado e é a primeira Fintech de Recuperação de Crédito do Brasil. Sua expertise no setor, ajuda as organizações a prevenirem e reduzirem as taxas de inadimplência, com diferentes serviços que viabilizam a cobrança e o recebimento de ativos nacionais e internacionais.

Visite a página NOSSOS SERVIÇOS e veja como podemos ajudar a sua empresa a vencer a inadimplência.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.